quinta-feira, 26 de maio de 2011

O TABARÉU E O SEMINÁRIO - por Vladimir Souza Carvalho






                                   O TABARÉU E O SEMINÁRIO


                                                           Vladimir Souza Carvalho, da Academia Sergipana de Letras
                                    
                                                               (O CORREIO DE SERGIPE DE 21 DE MAIO DE 2011 PUBLICOU)

A vida faz as suas. E não sem razão. Foi o que ocorreu com Antonio Francisco de Jesus, na sua primeira entrevista com o padre-reitor, no Seminário. Ele, autor de um verbo capaz de deixar qualquer camoniano de água na boca: truche (p. 21). Ele, de língua solta (na dicção de hoje, fofoqueiro): ... e o povo fala que é amigada com Zé Sacristão..., p. 24. Ele, que foi reprovado no exame de admissão.
Mas, foi justamente ele, com todos esses predicados, que o padre-reitor segurou no Seminário Arquidiocesano, como a pensar que, esse menino (tinha treze anos), autêntico tabaréu da Terra Vermelha, um dos condados da Itabaiana sempre grande, mais tarde, seria, como foi, o encarregado, pelo destino, de escrever alguma coisa sobre o Seminário, dentro da abordagem de sua vida.
Um pensamento bom (mais ainda, positivo) do padre-reitor de retê-lo no Seminário, naquele ano que se iniciava, em idos dos tempos do antigamente vivido. Acertou na mosca. Tivesse jogado na loteria federal, ficaria rico. Mas,  padre rico não tem graça: cadê a família, ou seja, os filhos, para gastar e esbanjar? Acertou o padre-reitor na decisão: o tabaréu da Terra Vermelha ficou, estudou, desistiu da batina (faltava-lhe vocação para o sacerdócio, e aliás, desde o início), deixou o Seminário no momento oportuno, sem perder os liames com a Igreja, e, ei-lo que, na condição de homem maduro, literalmente careca (não há de se melindrar com a proclamação, aliás, notória), traz à lume um outro livro – Meninos que  não queriam ser padres -, sob o subtítulo de romance, no qual rememora a sua trajetória no Seminário e, involuntariamente, atiça o olhar acerca de uma das facetas que mistura à história à sociologia, na focalização, ainda que de forma oblíqua, do papel, notoriamente válido, dos seminários na vida da meninada pobre de Itabaiana, durante décadas antes dele e de décadas depois dele.
Do estilo leve, a leitura fluindo saborosa, do domínio do discurso, da sedimentação de uma narrativa, muitas vezes, marcada pela emoção (caso da sua luta contra as ondas do mar na praia da Atalaia, em um dia fatídico), e de outras virtudes (a timidez para o namoro; para casar, depois, precisou que a futura sogra o contratasse para ser professor da filha, futura esposa), nada se surpreende. O autor, Antonio Francisco de Jesus, sofrendo da doença que denominaríamos de literatura reprimida, que só se cura com a produção e publicação, já demonstrou, ontem, que não é mero iniciante, mas o memorialista maduro – e não é para menos, pelo talento que a enxada quis engolir e pela experiência da leitura, que lhe brotou tão espontaneamente -, que tem um cabedal de fatos para narrar e sabe fazê-lo, transformando em realidade todo o passado vivido, com sacrifício do pai e seu próprio, inclusive o de dormir em cama incompleta, passado que, ao toque de suas palavras, se transforma em revelação surpreendente, capaz de prender o leitor do início ao final.  
   Se é verdade que, de onde menos se espera, é de onde sai o veneno, daquele tabaréu de treze anos, chegado ao Seminário da Rua Dom José Tomaz,  saiu, agora, entenda-se, não o veneno que mata, mas a leitura que recria a sua passagem pelo Seminário e um pouco da sua história, para o deleite, seja  de quem já o conhece, seja de quem dele, autor, nunca ouviu falar.
Meninos que não queriam ser padres se une ao anterior e inicial Os tabaréus do sitio Saracura, na sequência histórica de sua vida, na demonstração de que talento não falta a Antonio Francisco de Jesus. E salve o Seminário que lhe despertou, embora escondida, a sede da leitura e das anotações. E viva Itabaiana, que eu não poderia deixar de fora, por lhe ter parido para Sergipe e para as letras. E saúde para mim que sempre acreditei que naquele mato tinha coelho.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário